DASHBOARDS DE ANÁLISE AO NEGÓCIO
INFORMAÇÃO CRUCIAL PARA TOMAR DECISÕES
DASHBOARD
O Dashboard ou Painel de Controlo é uma ferramenta que representa visualmente as informações mais importantes de uma empresa, de um departamento ou de um projeto específico, através de métricas e indicadores, facilitando o processo de tomada de decisão. Tem como objetivo compilar as informações mais importantes num só painel, e que com um só olhar seja possível absorver uma grande quantidade de informação.
Mostrar indicadores e métricas de forma clara e objetiva;
Aumentar a eficiência com rápido acesso ao BI (Business Intelligence);
Melhorar o processo de tomada de decisão;
Acompanhar o desempenho da empresa;
Monitorizar os dados em tempo real;
Promover uma comunicação efetiva nas equipas;
Melhora o alinhamento entre as áreas da empresa;
Os dados ficam acessíveis em qualquer lugar.
É a forma mais eficiente de acompanhar múltiplas fontes de dados, já que fornece, em tempo real e em um único local, todas as informações necessárias para acompanhar o desempenho de uma organização.
Como os dados são exibidos em tempo real, não são necessárias longas horas para interpretar todos os indicadores e o tempo de comunicação dos resultados é mais curto e eficiente.
Nem todas as organizações utilizam os dashboards da mesma forma. Cada negócio cria a ferramenta de acordo com os objetivos e propósitos definidos pela equipa de gestão e tecnologia. O seu desenvolvimento tem de ser cuidado e feito a partir das perguntas que precisam de ser respondidas para o acompanhamento da performance.
Apresenta informações de forma organizada, clara e objetiva, através de métricas e indicadores de desempenho (KPI);
Representa a informação principalmente através de gráficos;
É totalmente personalizável;
Entrega informações de forma eficiente, interativa e automática;
Consolida informações de diversas fontes;
Apresenta informações de forma inteligente e em tempo real;
Sintetiza a informação num painel;
É essencial em todas as áreas de uma empresa: Operações, Financeira, Marketing, Recursos Humanos, entre outras.
Caracterizam-se por serem quadros customizáveis para responder às necessidades específicas de cada organização e às suas áreas em particular. Para que um dashboard funcione de forma efetiva tem que estar conectado aos diferentes sistemas e bases de dados da empresa.
As empresas têm cada vez mais acesso a um grande volume de dados e é importante transformar esses dados em informações relevantes para ajudar nas decisões e na definição de estratégias.
Por esta razão, não é suficiente olhar simplesmente para os dados, é preciso saber interpretá-los e visualizá-los de forma organizada e estruturada.
É este o propósito de um dashboard, é mais fácil acompanhar métricas, indicadores com fiabilidade e garantia, do que olhar para uma quantidade elevada de dados e tirar conclusões.
PRINCIPAIS OBJETIVOS DE UM DASHBOARD
OS BENEFÍCIOS DE UM DASHBOARD
COMO FUNCIONA UM DASHBOARD
Os melhores dashboards de dados respondem às perguntas das áreas de negócio que precisam de respostas. São desenvolvidos para proporcionar análises rápidas com total fiabilidade dos dados espelhando as informações mais relevantes para a análise em concreto.
CARACTERÍSTICAS DE UM DASHBOARD